Fatores que devem ser observados ao avaliar o imóvel.

Localização

A localização é um fator determinante para uma avaliação imobiliária. A proximidade com pontos de transporte público, estacionamentos e pontos de táxi costuma aumentar o valor do imóvel.

O mesmo vale para regiões que estão próximas ao comércio. Contar com hospitais, supermercados, padarias e bancos é um ponto muito favorável na avaliação.

Entretanto, a poluição sonora também influencia na avaliação do imóvel e ambiente com grandes aglomerações de pessoas como casas de show e bares tendem a diminuir o valor.

Áreas consideradas mais violentas também costumam ser mais desvalorizadas, assim como regiões com baixo acesso a infraestruturas básicas como pavimentação e saneamento.

Por serem muitas questões atuando em conjunto, a localização é extremamente estratégica e deve ser observada com cautela durante a avaliação, para que todos os fatores sejam ponderados de forma adequada.

Estrutura do empreendimento

As condições da construção também são observadas durante a avaliação do imóvel. Deve ser analisada a existência de rachaduras, infiltração e também as condições dos pisos e vigas presentes.

Terreno

Ao avaliar o terreno é essencial se atentar a metragem, nivelamento, tipo de solo, topografia, proximidade com corpos hídricos e se existem regiões dentro do espaço delimitado que sejam impróprias para construção, pois esses fatores podem valorizar ou diminuir o valor do imóvel

Mercado

É preciso também levar em conta a realidade da região em que o imóvel está inserido.

Comparar imóveis com mesmas dimensões assim como dentro do mesmo bairro é uma tática inicial interessante, mas não pode esquecer-se dos demais diferenciais, pois cada um deles infere diretamente no preço.